Com o avanço tecnológico e as mudanças estruturais que estamos […]
Com o avanço tecnológico e as mudanças estruturais que estamos vivenciando no atual contexto de hiperconectividade, possibilidades e aplicações técnicas antes inimagináveis começam a fazer parte do dia a dia de escritórios de advocacia e do meio corporativo. Otimizar o trabalho, agregar valor aos produtos e serviços oferecidos aos clientes e melhorar a qualidade de vida e experiência dos funcionários são alguns dos objetivos que orientam as estratégias de mudança.
Os escritórios de advocacia têm o dever de se modernizar, como instituições vivas, acompanhando as evoluções da tecnologia, da automação e da cultura de dados, extraindo o melhor das disrupções tecnológicas e das várias possibilidades que se abrem através delas.
As estratégias de mudança são fruto de trocas constantes com clientes de ponta, desde startups a grandes players internacionais, e do olhar atento aos acontecimentos mais recentes, como por exemplo, aqueles que vem ocorrendo nas áreas de privacidade, direito digital, proteção de dados e cybersegurança.
Em entrevista exclusiva para o blog do escritório Sotto Maior & Nagel, o advogado e sócio-diretor do escritório, Guilherme Nagel, falou sobre o momento atual e o grande avanço tecnológico, além de como o escritório tem feito para se modernizar e acompanhar as evoluções da tecnologia, agregar valor aos produtos e serviços e como a implementação de novas tecnologias está servindo para melhor atender aos interesses dos clientes
Como o escritório tem se adaptado ao avanço tecnológico exponencial e as mudanças estruturais que estamos vivenciando no atual contexto de hiperconectividade?
Guilherme Nagel: O mundo vem passando por um série de transformações, seja no meio corporativo, seja no âmbito social. A pandemia causada pelo coronavírus serviu como catalizador, acelerando essas mudanças. A tecnologia, que já tinha um papel muito importante, se mostrou fundamental para as empresas passarem por esse período e assumiu um papel imprescindível para a manutenção das relações comerciais e para a própria subsistência dos escritórios e das empresas.
Nosso escritório procura estar sempre atento a essas mudanças, pois entendemos que uma rápida compreensão e adaptação a essas mudanças geram vantagem competitiva no mercado. Como consequência, por exemplo, há algum tempo enxergamos um nicho de mercado que vinha crescendo e desenvolvemos um núcleo exclusivo para atender as questões jurídicas ligadas à tecnologia e inovação. Hoje contamos com uma das melhores e mais qualificadas equipes do mercado atuando no núcleo de direito tecnológico e inovação, incluindo proteção de dados.
Como o escritório tem prezado pela otimização e eficiência do trabalho, incrementado e agregado valor aos produtos e serviços oferecidos aos clientes, e melhorado a qualidade de vida e experiência dos funcionários?
Guilherme Nagel: Podemos dizer que, em razão dos desafios trazidos pela pandemia, aceleramos uma série de investimentos em tecnologia em nossa estrutura, tais como a implementação de sistemas mais eficazes; utilização de softwares de otimização; utilização de plataformas de interação; computadores melhores; servidores mais seguros; dentre outros investimento.
Esses investimentos que fizemos e temos feito são justamente para podermos atender nossos clientes de maneira mais eficaz e segura, na media que temos uma equipe mais confortável, segura e saudável. Além disso, por meio da tecnologia, buscamos preservar a interação e a troca de ideias, além de estimular melhorias entre nossa equipe nesses tempos de distanciamento.
O que o escritório fez para se modernizar e acompanhar as evoluções da tecnologia, da automação e da cultura de dados, extraindo o melhor das disrupções tecnológicas e das várias possibilidades que se abrem através delas?
Guilherme Nagel: O escritório, como já mencionei, busca sempre estar se atualizando e modernizando para acompanhar as transformações do mercado e do mundo. No tocante a questão da tecnologia, o escritório não apenas investiu em ferramentas para modernizar nossa estrutura e otimizar o atendimento aos clientes, como também fez a implementação do programa de adequação à LGPD.
Estamos criando de um comitê para discutir assuntos inerentes à segurança de dados, que vai contar com um cronograma periódico de treinamentos e atualizações para a equipe fazer a manipulação dos dados da maneira mais segura possível.
As estratégias adotadas foram positivas? Caso sim, relate alguns benefícios que esta mudança trouxe tanto internamente, quanto na entrega de resultados e serviços aos clientes.
Guilherme Nagel: Sem duvida foram positivas. Além do nosso escritório passar a ter um reconhecimento em âmbito nacional no setor de direito tecnológico, nossa equipe passou a ter muito mais cautela na manipulação e armazenamento dos dados. E, consequentemente, passou a dar muito mais segurança sobre isso também aos nossos clientes.
Uma das novas tendências é a migração para o modelo híbrido e remoto de trabalho, que já vem ocorrendo em razão da pandemia de Covid-19 pela qual estamos passando. Quais foram os maiores desafios enfrentados?
Guilherme Nagel: O modelo híbrido de trabalho já é uma realidade e, na minha opinião, veio para ficar. Entretanto, junto com esse novo modelo de trabalho vieram alguns desafios que teremos que lidar, como: motivação da equipe em trabalhar de casa e avaliação do rendimento e o cuidado redobrado com as informações e dados a que se tem acesso em um ambiente virtual que poderia ser mais vulnerável do que o do escritório.
Sem dúvida, o maior desafio é manter a equipe estimulada e aumentar a produtividade; ao mesmo tempo que criamos mecanismos que sejam efetivos para que os dados e informações que sejam manipulados fora do ambiente virtual do escritório recebam o mesmo cuidado que recebem dentro do escritório.
Ao adotarmos novas tecnologias na advocacia, devemos pensar em como essa implementação poderá servir para melhor atender aos interesses dos clientes. Cite alguns exemplos de novas tecnologias adotadas pelo escritório e como têm influenciado na entrega de resultados e serviços aos clientes.
Guilherme Nagel: Acho que um bom exemplo foi um investimento que fizemos na área de direito tributário e que resultou numa tecnologia (que envolve um software) que é capaz de mapear todas as possibilidades e oportunidades que o cliente possuiu de diminuir a carga tributária da sua empresa e de recuperar impostos recolhidos de forma indevida. Além disso, esse mesmo software aponta qual o grau de risco assumido pelo cliente para adotar cada medida e oportunidade apontada.