Notícias 15.01.21

Investidores em startups dos Estados Unidos apontam Blockchain & Crypto como o setor de tecnologia mais promissor para 2021

Investidores da comunidade de startups dos Estados Unidos apontaram Blockchain […]

Investidores da comunidade de startups dos Estados Unidos apontaram Blockchain & Crypto como o setor de tecnologia mais promissor para este ano. O dado consta na pesquisa realizada no final do ano passado pela empresa de Venture Capital & Private Equity NFX com 526 fundadores e investidores do país. O objetivo foi conferir os planos e previsões para 2021. 

Para os investidores, os cinco setores mais promissores são Blockchain & Crypto (30.25%), CleanTech & Environment (30.25%), Artificial Intelligente (29.41%), Biotech (28.57%) e Remote Work (28.57%). Em uma onda de grande suporte para tecnologia de blockchain, 64% dos fundadores e 71% dos investidores acreditam que haverá mais aplicativos de blockchain convencionais nos próximos três anos.

Na pesquisa, a NFX também consultou fundadores e investidores sobre o fenômeno das Special Purpose Acquisition Company (SPACs). Ambos relataram pouca confiança de que o papel dos SPACs será igual ao dos IPOs tradicionais. Para 20% será menor e para 28.9% será mínimo.  Em relação aos IPOs, a pesquisa quis saber quais eram as suas apostas para 2021. Para os investidores, as principais escolhas foram: Roblox (24.62%), Affirm (22,56%), Instacart (21.03%), Upstart (14,62%), Wish (11,54%) e abCellera (8,21%). Já para os investidores, as preferências são Affirm (36,75%), Roblox (28,21%), Instacart (22,22%), abCellera (13,68%), Wish (7,69%) e Upstart (5,13%). Na análise, a NFX pondera que, quando a pesquisa foi realizada, os entrevistados ainda não sabiam do anúncio de IPO da Coinbase, feito no dia 15 de dezembro de 2020 – o que poderia ter influenciado as respostas.

Outro dado interessante apresentado pela pesquisa é que a grande maioria dos investidores (68,07%) afirmou que certamente investirá em startups que estão fora dos centros de tecnologia existentes, como San Francisco Bay Area, Nova Iorque, Los Angeles, Seattle, Austin e Salt Lake City. Para a NFX, essa descoberta sugere um novo status quo para investimentos geograficamente diversos. Essas regiões, inclusive, estão deixando de ser atraentes por uma parcela significativa deles. De acordo com a pesquisa, 35% dos fundadores e 20% dos investidores planejam deixar a Bay Area em 2021.

Trabalho remoto

Em relação ao “novo normal”, a pesquisa confirmou que a tendência do trabalho remoto deverá permanecer. Apenas 54,75% dos fundadores preveem um retorno ao escritório em 2021, e 14,75% deles chegou a afirmar que nunca mais. Nessa linha, fundadores e investidores informaram, também, que – mesmo após a implantação de uma vacina confiável contra o coronavírus – farão a maioria de suas reuniões pelo Zoom. Na avaliação da NFX, essa realidade deverá levar a um “aumento do volume de reuniões e, talvez, captação de recursos mais rápida”. Apenas 16% dos investidores e 14% dos fundadores afirmam que conduziriam menos da metade de suas reuniões pelo Zoom.

A NFX destaca que, no início da pandemia em 2020, a opinião popular era desfavorável à contratação e integração de novos funcionários remotamente. Mas à medida que o período de “quarentena” foi sendo estendido, a contratação tornou-se necessariamente uma atividade remota. “Contratar novos funcionários que você não conheceria pessoalmente por um longo tempo é uma grande mudança para pequenas startups. E prestar atenção à cultura de trabalho remoto é mais importante do que nunca”, pontuou a empresa no relatório.

Para a NFX, alguns dos dados apontados pela pesquisa transmitem otimismo, enquanto outros são indicativos de descontentamento. E destaca, no relatório, que “de qualquer forma, após um dos anos mais tumultuados dos tempos modernos, este relatório confirma o ditado de que a única coisa certa é a mudança”.

Clique aqui e confira os resultados da pesquisa na íntegra.

Assine e receba nossas notícias

    Ao assinar você concorda automaticamente com nossa política de privacidade - clique aqui e saiba mais