Cerca de 280 mil clientes da distribuidora de energia Enel […]
Cerca de 280 mil clientes da distribuidora de energia Enel São Paulo, do município de Osasco, na Grande São Paulo, tiveram seus dados cadastrais vazados indevidamente no dia 9 de novembro. Segundo a concessionária, que possui, atualmente, 7,2 milhões de consumidores em 24 municípios, entre os dados vazados estavam nome, documentação, data de nascimento, endereço, números de telefone, dados bancários e informações sobre a instalação elétrica. A empresa afirmou que desabilitou o acesso ao banco de dados e abriu uma investigação interna para apurar o ocorrido.
Na ocasião, o Procon-SP notificou a companhia para explicar sobre o vazamento no prazo máximo de 72 horas, e demonstrar se adota medidas de segurança, técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais dos clientes, conforme determina a Lei Geral de proteção de Dados Pessoais. Além de informar se os seus funcionários foram devidamente treinados sobre a aplicação da LGPD e explicar por que dados como CPF e número de telefone celular não foram criptografados na coleta e no processo de tratamento.
Em esclarecimento ao site de notícias UOL, a Enel afirmou que, a partir do momento em que tomou conhecimento do incidente, desabilitou imediatamente o acesso ao banco de dados e iniciou um processo de verificação interna. Os clientes afetados foram contatados direta e individualmente por e-mail ou carta, de acordo com a empresa.
“A Enel Distribuição São Paulo reforça que segue rigorosos padrões globais de segurança da informação, baseados nas melhores práticas de mercado, e tem trabalhado continuamente para garantir a segurança de seus sistemas. A empresa acrescenta que prestará todos os esclarecimentos ao Procon”, disse, em nota.
Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/11/enel-procon-vazamento-dados.htm